sexta-feira, 6 de abril de 2012

DICAS DE OFF-ROAD

- Na lama:
Ao se aproximar de um terreno inconsistente e enlameado deve-se aumentar a velocidade em redutoras (segunda ou terceira) e evitar acelerações exageradas que possam causar a patinagem do veículo. Conduzir muito rápido em tais condições pode gerar derrapagens e perda de controle. Porém, conduzindo muito devagar, você não estará utilizando o torque ideal do motor, prejudicando a tração e consequentemente perdendo velocidade.Em plena lama, as condições mais difíceis estão onde o terreno forma sulcos e buracos profundos. Nestas situações é aconselhável acelerar com pequenos solavancos evitando assim a falta de tração no barro que reduz a velocidade e provavelmente fará seu veículo atolar. Conduzir nos sulcos variando as acelerações e movendo o volante de um lado para o outro possibilitará que os pneus tenham uma maior tração evitando patinagens. Nunca tente sair dos sulcos, deixando o volante solto. Sempre que possível verifique se os guarda-lamas não estão cobertos por lama, pois isto não permitirá que o pneu elimine a lama de sua banda de rodagem.
- Na rocha:
A habilidade na condução do veículo em terreno rochoso está em manter-se no nível mais alto possível da região que se esta atravessando. A força de torção é mais importante que a potência quando se percorre uma inclinação rochosa. Por isso, manter-se em primeira ou segunda marcha com uma relação baixa é a melhor coisa. Sempre utilizar mudança alta para evitar que os pneus patinem.
- Na Areia:
Em situações com areia não compactada utilize uma relação 4x4 alta, o que lhe permitirá manter uma velocidade constante; porém, caso o veículo atole, utilize uma relação mais baixa. A areia não compactada e macia reduz muito a tração prejudicando a performance do veículo. Tenha em mente que velocidade contínua é sempre a melhor saída para este tipo de dificuldade.
- Na água:
Quando se tem que enfrentar a água é importante que as partes elétricas estejam bem protegidas.
- Em buracos:
Evite forçar o jipe. Procure sempre a melhor passagem quando deparar com buracos e erosões. Não ande por dentro de rastros fundos, pois o diferencial poderá ficar preso. Aproveite os pequenos barrancos que se formam nas laterais da trilha para nivelar o jipe.
- Em descidas fortes:
Use sempre a primeira marcha reduzida. Deixe o veículo descer sem acelerar. Não trave, pois poderá perder aderência e capotar. O travão-motor é mais eficiente nestes casos. Se sentir que o veículo está perdendo aderência, acelere levemente.
- Em subidas fortes:
Não acelere forte. Suba com calma, acelerando levemente para o veículo não patinar. Se puder entrar embalado com 2ª ou 3ª reduzida, melhor. Não use 1ª reduzida pois assim perderá o embalo e forçará muito o motor.

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